O termo latino Sapere Aude - Ouse Saber - traduz a essência de todo conteúdo deste blogger. Nosso desejo, aqui, é ajudá-lo a mergulhar em ideias que produzam um bem estar de prazer nesse imensurável mar de conhecimento. Logo, contribuiremos da melhor maneira possível para que indivíduos sejam “libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância” – como imaginava Sócrates. Portanto, saia da caverna, AGORA, e aproveite o máximo que puder. Um abraço...

FlashVortex.com

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Batman - Ano Um. Frank Miller e David Mazzucchelli

Este volume reúne as edições
Batman 404 a 407.
Com roteiro de Frank Miller e desenho de David Mazzucchelli, Batman - Ano um, é uma leitura indispensável para quem gosta de Hq e, principalmente, do Cruzado Encapuzado. Frank Miller procura, aqui, contar a história de como surgiu o Batman e os primeiros passos para uma forte amizade com o Tenente Gordon. A história começa com a chegada do Tenente James Gordon e o retorno de Bruce Wayne, agora com 25 anos, depois de 12 anos de ausência, a cidade de Gotham. Não demorou muito para que ambos, desde o início, percebessem a corrupção que reinava, quase absoluta, na cidade. O tenente Gordon, em meio ao caos social da cidade, tinha que tentar combater a sua maneira a corrupção instaurada na própria Corregedoria de Polícia cujo principal representante, Comissário Gillian B. Loeb, exercia uma forte influência sobre seus subordinados. Além do Comissário Loeb havia o detetive Flass que agia sempre com truculência e insanidade em suas abordagens policias de rotina. É neste contexto que Bruce Wayne resolve, pela primeira vez, combater o crime sem a famosa indumentária que se tornaria, futuramente, sua marca registrada. Aos poucos ele vai modificando a sua maneira de atuar juntamente com o seu, agora, uniforme característico que mais faz lembrar um grande morcego. As situações criadas por Frank Miller para revelar as ações éticas na figura do Batman são fantásticas. A persistência do Batman em querer acertar, a luta pela preservação da vida e o forte senso de justiça faz do Homem-Morcego um paradigma de superação. A construção da amizade entre Batman e Gordon é uma atividade paulatina que vai se consolidando com o passar do tempo. O ponto alto deste quadrinho é o resgate do bebê de Gordon efetuado por Bruce Wayne sem seu uniforme tradicional. Portanto esta é uma HQ, como já dito anteriormente, indispensável para os amantes desta arte.  Assim, espero que tenha gostado e até a próxima. .
 
Segue, aqui, algumas passagens desta HQ.
A chegada de Bruce e Gordon em Gotham.
 
A primeira atuação de Bruce Wayne contra o crime.
 
Bruce e Gordon.
 
 

3 comentários:

  1. Esta no meu top 5, com A Piada Mortal, O Cavaleiro das Trevas, O Filho do Demônio e Watchmen. Adoro essa visão de Frank Miller.

    Renato Alves
    www.renatocinema.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente lista essa, Renato. Só Clássicos! "A piada mortal" é para mim um dos melhores, senão o melhor. Alan Moore, simplesmente, arrebenta. Obrigado por sua visita. Sempre com bons comentários. Até logo, Renato.

    ResponderExcluir
  3. Tenho a primeira edição de "Ano Um" lançada no Brasil ainda pela Abril. Simplesmente clássica e necessária. Também está no meu top 5. Abraço!

    ResponderExcluir

Fugitivos da caverna comentam, aqui: