O termo latino Sapere Aude - Ouse Saber - traduz a essência de todo conteúdo deste blogger. Nosso desejo, aqui, é ajudá-lo a mergulhar em ideias que produzam um bem estar de prazer nesse imensurável mar de conhecimento. Logo, contribuiremos da melhor maneira possível para que indivíduos sejam “libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância” – como imaginava Sócrates. Portanto, saia da caverna, AGORA, e aproveite o máximo que puder. Um abraço...

FlashVortex.com

domingo, 18 de março de 2012

Up - Altas Aventuras: Um filme de Pete Docter


Dirigido por Pete Docter, Up - Altas Aventuras (Up, 2009), traz no seu elenco principal Carl Fredricksen com a voz original de Edward Asner e dublado, em português, por Chico Anysio e o pequeno Russel interpretado por Jordan Nagai e dublado por Eduardo Drummond. O filme começa com o anúncio da chegada do grande explorador, Charles Mutz (Christopher Plummer com a dublagem de Jornery Pozolli), que abordo do seu dirigível retorna a cidade de Hampshire nos EUA, após um ano ausente de constante investigação numa região inóspita da América do Sul chamado de Paraíso das Cachoeiras. Charles Mutz afirma haver encontrado o esqueleto de um animal pré-histórico. Tal achado não passava de uma fraude que, logo, foi constatada pela Associação Nacional dos Exploradores. A vergonha gerou uma revolta em Charles Mutz prometendo a todos da impressa e aos seus admiradores que retornaria ao Paraíso das Ca-
choeiras e, agora, traria consigo o animal de verdade. E é movida por esta história de aventura que Carl Fredricksen ainda criança vive o sonho de ser um explorador. O tempo vai passando. O pequeno Fredricksen cresce, casa com Ellie (Elizabeth "Elie" Docter dublado por Fernanda Ribeiro) e, desde então, juntos passam a viver uma vida simples, amena e, também, repleta de sonhos. Entre estes há um principal – viajar em direção ao Paraíso das Cachoeiras. No entanto, o que ele menos esperava aconteceu: morre sua bela Ellie. Sozinho e já com uma idade avançada, Fredricksen, vê tudo ao seu redor mudar. Morando, ainda, na mesma casa em que construiu ao lado de sua falecida esposa, vive sob constantes assédios de engenheiros que querem persuadi-lo a vendê-la. E é neste turbilhão de eventos repentinos que, Fredricksen, resolve
partir para uma grande aventura: viajar para América do Sul em rumo ao Paraíso das Cachoeiras. No entanto, para sua surpresa e abordo de sua casa, ou melhor, do seu dirigível está quem ele não esperava: o pequeno explorador, Russel, de apenas 8 anos que almeja ajudá-lo e, assim, conquistar o distintivo de ajuda ao idoso. No entanto, a viajem ocorreu da maneira mais inusitada: a casa em que morava o Sr. Frvedricksen tornou-se um dirigível, erguida apenas por balões. E é a parti daí que começa o nascimento de uma grande amizade, entre o Sr. Fredricksen e pequeno Russel, que não querem outra coisa, senão viverem a doce aventura de desfrutarem intensamente o Instante. O filme é todo marcado por momentos belíssimos, por exemplo: desde o seu primeiro e grande amor – Ellie, a sua amizade com o entusiasmadíssimo Russel, o amor pela natureza e, por fim, o desejo enorme de Fredricksen em conferir sentido a sua existência, sendo na verdade o que sempre foi: O Explorador da Natureza. O filme Up além de abordar temas pertinentes a respeito da importância da amizade e da preservação do ecossistema, alerta, aqui, para a falta de cuidado, decorrente da própria sociedade hodierna, pelas pessoas da terceira idade. O longa mostra de maneira sutil essa camada da sociedade que desprivilegia e descredencia o idoso em virtude de sua idade e constituição física, julgando-o e já condenado-o ao fracasso e que, logo, esquece que o idoso não é nunca será sinônimo de desprezo, atraso e nem muito menos de incapacidade. Fredricksen é um exemplo de que nunca é tarde para viver, sonhar e, também, amar. Um abraço e até a nossa próxima postagem...


Up - Altas Aventuras (2009) - Trailer Oficial


7 comentários:

  1. Esse é uma das obras-primas da Pixar. Extremamente emocional. Dia desses revi aqui em casa e posso dizer que mantém a mesma força. Lindo!

    ResponderExcluir
  2. Grande Maxwell,
    Parabéns pela escolha, seu Post ficou Show. Essa animação é simplesmente incrível. A Pixar como sempre, nos presenteia com filmes empolgantes.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Uma das melhores animações que já vi. É uma história simples, porém linda. Um filme que com certeza já deixou sua marca na história do cinema mundial. Mais um excelente post, e uma excelente indicação!

    ResponderExcluir
  4. Que filme mais lindo Maxwell! Resalta valores importantes para a sociedade, para o crescimento interno do mais humano que há em nos..
    Um fim de semana com Luz!
    bjs
    ana

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maxwell :) Esse filme é muito lindo e é um dos meus favoritos.
    Eu acho uma fofura as cenas iniciais. É tão romântico. *.*

    Eu gostei do filme principalmente por destacar a amizade. Ainda mais a amizade de uma criança com um idoso, que é tão raro achar nos filmes.

    Excelente dica!

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  6. Nossaaaaa, você colocou EXATAMENTE a postagem que tanto esperava. Ah, esse filme é de uma delicadeza, de um sentimento sem igual... AMO a historia... eu sou uma amante incondicional da NATUREZA (Se pudesse seria o capitão Planeta) talvez seja por isso que amo tanto esse filme. Assim, como Ellie amo cachoeiras e se eu pudesse moraria também lá no alto mais alto que eu pudesse. É um filme que me faz chorar. Eu o assiste bem depois do lançamento. Uma amiga comentou comigo sobre essa animação, disse que era minha cara. Pode até ser pretensão minhas viu, mas eu também acho que parece muito comigo... essa coisa de viver o simples me fascina.
    Obrigada, muito obrigada por esse post LINDO. Depois do Mágico de OZ esse foi o que mais gostei sem desconsiderar os outros é claro!!!

    Namastê.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Fábio. Essa animação é, realmente, maravilhosa. A Pixar fez um excelente trabalho. Valeu, irmão.
    ***********************************
    Oi, Jefferson. Obrigado pela palavras. Sua presença, aqui, é sempre um prazer. A Pixar é fantástica. Essa animação, também. Valeu.
    ***********************************
    Olá, Rubi. Mais uma vez obrigado pela visita e pelas palavras gentis. É um filme agradável de se vê. A riqueza e a essência deste longa de animação é de tirar o fôlego. Muito emocionante, né? Um abraço e até a próxima.
    **********************************
    Oi, Ana. Concordo com você. Realmente ela discorre sobre valores de uma maneira muito simples e agradável. Obrigado por sua visita, amiga. Até...
    **********************************
    Olá, Ana Leonilia. A amizade é um dos pontos mais altos neste filme. O idoso e a criança um par perfeito. Duas gerações e um Ideal. Até...
    **********************************
    Oi, Rô. Fico feliz que tenhas gostado. Que bom que acertei. (risos). Você sempre gentil e tão verdadeira. Tê-la neste espaço, Rô, é sempre una enorme alegria. Um abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir

Fugitivos da caverna comentam, aqui: