O termo latino Sapere Aude - Ouse Saber - traduz a essência de todo conteúdo deste blogger. Nosso desejo, aqui, é ajudá-lo a mergulhar em ideias que produzam um bem estar de prazer nesse imensurável mar de conhecimento. Logo, contribuiremos da melhor maneira possível para que indivíduos sejam “libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância” – como imaginava Sócrates. Portanto, saia da caverna, AGORA, e aproveite o máximo que puder. Um abraço...

FlashVortex.com

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Acrópole de Atenas


Acrópole (do grego ἀκρόπολις, composto de ἄκρος, "extremo, alto", e πόλις, "cidade") é a parte da cidade construída nas partes mais altas do relevo da região. A posição tem tanto valor simbólico, elevar e enobrecer os valores humanos, como estratégico, pois dali podia ser melhor defendida.
Era na acrópole das diversas cidades que se construíam as estruturas mais nobres, tais os templos e os palácios dos governantes.
A acrópole grega original de Atenas ficou famosa pela construção do Partenon, suntuoso templo em honra à deusa Atena, ricamente construído em mármores raros e ornado com esculturas de Fídias por ordem de Péricles e com recursos originalmente destinados a patrocinar a guerra contra os Persas.
A palavra acrópole tem sido usada em arqueologia e história para designar os centros das cidades antigas ou sítios arqueológicos onde se situam as principais estruturas arquitetônicas.
Nas cidades maias era comum e recorrente a acrópole com pirâmides-templos, grandes praças públicas, estádios e palácios e não poucos historiadores as compararam com as formações arquitectónicas da acrópole original.
Cidade da antiga Atenas, localizada sobre um rochedo (aproximadamente 100m). Consagrada a Atena desde a era micênica, foi devastada pelos persas nas guerras médicas. No século V a.C., Péricles encarregou Fídias de sua renovaçao; foram construídos magníficos monumentos (Pártenon, Erectêion), com o acesso pelo propileu. Rico museu de obras arcaicas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acrópole

Veja, agora, o vídeo com atenção.
Construíndo um Império - Grécia

2 comentários:

  1. Texto bem didático, Maxwell. Gostei. Pretendo um dia fazer uma visita lá. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fábio. É sempre um prazer recebê-lo. Espero um dia, também, conhecer a Grécia. Um abraço...

    ResponderExcluir

Fugitivos da caverna comentam, aqui: