O termo latino Sapere Aude - Ouse Saber - traduz a essência de todo conteúdo deste blogger. Nosso desejo, aqui, é ajudá-lo a mergulhar em ideias que produzam um bem estar de prazer nesse imensurável mar de conhecimento. Logo, contribuiremos da melhor maneira possível para que indivíduos sejam “libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância” – como imaginava Sócrates. Portanto, saia da caverna, AGORA, e aproveite o máximo que puder. Um abraço...

FlashVortex.com

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ulisses - Um filme de Mario Camerini


Do diretor Mario Camerini o filme Ulisses (Ulysses, 1954), trás no seu elenco principal: Silvana Mangano como Circe (a feiticeira), e Penelope (esposa de Ulisses), Franco Interlenghi como Telémaco (filho de Uilisses), Anthony Quinn como Antinoos e, por último, Kirk Douglas como Ulisses, o Rei de Ítaca. O filme conta a história de Ulisses desde a sua saída em direção à Troia e todos os acontecimentos que perduraram durante o seu  árduo retorno. O longa começa com a maldição lançada por Cassandra (Elena Zareschi), a sacerdotisa do templo de Apolo, contra Ulisses ao invadir Tróia no instante em que este profanava o templo destinado ao deus Poseidon, o deus do mar. Ao partir de Tróia,
Ulisses juntamente com seus homens perdem a rota e passam por inúmeras aventuras e dificuldades. A primeira é o Ciclope, o gigante de um olho só, Polifemo e filho de Poseidon que intenta comê-los vivos, mas a astúcia de Ulisses consegue enganá-lo e, logo, com todos os seus guerreiros incólumes fogem da presença do gigante após feri-lo gravimente. Ao sair da ilha o Rei de Ítaca provoca o Ciclope dizendo: "Quem é o mestre agora. Netuno ou Ulisses? o deus com o seu poder ou o homem com a sua astúcia?" Após vencido este primeiro desafio Ulisses regressa ao mar e, em seguida, se depara com o canto das sereias. Elas possuíam o poder de embriagar e seduzir os homens com seus can-
tos atraindo-os para o mar. O rei ordenou que tapassem seus ouvidos com cera e a ele, apenas, o amarrasse no mastro para não ir ao encontro das sereias. Dessa forma ele pode ouvir o canto sedutor das sereias e não ser fisgado por elas. A próxima parada foi na ilha de Circe, a feiticeira, cujo poder é capaz de transforma os homens em animais. Circe vê em Ulisses a oportunidade de tê-lo ao seu lado oferecendo-lhe a imortalidade. Mas, o amor de Ulisses por sua esposa Penélope era maior do que a própria imortalidade regalada. Ulisses preferiu, assim, viver a vertigem da imortalidade com a sua fiel esposa Penélope do que aquela oferecida por Circe. A recusa foi categórica e a sua partida também. O regresso a Ítaca foi épico. Digno de uma grande e emblemática aventura. O filme, Ulisses, baseado na Obra clássica de Homero, Odisseia,  e adaptada para o cinema pelo diretor Mario Camerini mostra a figura de um homem autônomo e movido por seus próprios ideias. Ulisses é na verdade, aqui, uma espécie de distanciamento as questões pertinentes a linguagem do mito. Crente no homem mais que nos deuses. Esse é Ulisses. Um homem mais do que um herói. Espero que tenham gostado e até a nossa próxima postagem.

Ulisses (1954) - Trailer Oficial


11 comentários:

  1. meu professor de quimica me chamava de ulisses


    a sinopse é muito bem escrita mas como ja disse antes nem na internet achamos esses classicos
    com essa patrulha contra sites de download

    a maquiagem do ciclope an foto parece bacana para epoca

    mas ainda estou acostumado com 300 da vida

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Querido, nunca vi esse filme e confesso que não tive interesse quando me falaram dele, mas lendo sua resenha tive interesse em ler. Você escreve de maneira que sinto vontade de vê todos os filmes que você indica!

    Um super abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aquiles. É sempre um prazer tê-lo por estas bandas. Seja bem-vindo, sempre, aqui irmão. Fico feliz que tenhas gostado. Vale a pena conferir.
    ********************************
    Olá, Rô. Obrigado querida por suas palavras. Você sempre muito gentil. Fico feliz que tenhas, também, gostado. Um abraço...

    ResponderExcluir
  5. Esse eu já vi! É bom, com boa presença de Kirk Douglas, só a Silvana Mangano que não convence. Clássico que deveria ser mais visto.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fábio. Perfeita observação. Penso, também, que como Clássico deveria, sim, ser bem visto.

    ResponderExcluir
  7. Beleza de sinapse, Maxwell.Como sempre. Entro, com licença, na sua conversa com o seu leitor e concordo plenamente. Sonho com um dia em que o Brasii possa ter mais bibliotecas e nelas disponibilizar, a exemplo de outros países, esses filmes clássicos.
    Um abraço e meus parabéns pelo seu trabalho.










    ResponderExcluir
  8. Olá Maxwell,

    Comprei esse filme esses dias na americanas em sua cópia dupla pela classicline (na verdade até agora não entendi porque é dupla, já que o segundo disco não trás nada demais)enfim, quando comecei a assistir já não gostei porque o filme não é remasterizado (assim como alguns outros lançados por outras produtoras) e filmes antigos em technicolor ou qualquer outro processo de cor, sem remasterização, é triste de se ver. Porem depois de 10 minutos percebo que o filme é dublado em inglês, (odeio dublagens), por fim quando caiu minha ficha que se tratava de uma produção italiana, e não americana, retirei o dvd e perdi a vontade de assisti-lo.
    Entretanto, agora, graças a sua resenha, já vou providenciar uma sessão dele.....

    Ótima resenha.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lau. Concordo com vocês. Isso é um sonho. Esperamos, sim, que um dia todos possamos ter oportunidades melhores neste universo da cultura. Um abraço...
    *********************************
    Oi, Jefferson. Que bom que tenhas gostado. Espero que gostes. Um abraço, irmão...

    ResponderExcluir
  10. Excelente resenha, terminei de assistir o filme e realmente é muito bom, mesmo com algumas limitações da época, o filme consegue surpreender, apesar que gostei mais do filme A Odisséia (1997). Contudo, esse filme é um clássico e muito bem produzido.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Júnior. Fico feliz que tenhas gostado rapaz. No momento estou postando mais sobre Hqs. Em breve voltarei com os filmes. Um abraço.

    ResponderExcluir

Fugitivos da caverna comentam, aqui: