O termo latino Sapere Aude - Ouse Saber - traduz a essência de todo conteúdo deste blogger. Nosso desejo, aqui, é ajudá-lo a mergulhar em ideias que produzam um bem estar de prazer nesse imensurável mar de conhecimento. Logo, contribuiremos da melhor maneira possível para que indivíduos sejam “libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância” – como imaginava Sócrates. Portanto, saia da caverna, AGORA, e aproveite o máximo que puder. Um abraço...

FlashVortex.com

sábado, 25 de agosto de 2012

Grécia Antiga - Animação



Do mito à razão: o nascimento da filosofia

Periodização da história da Grécia Antiga

Civilização micênica (sécs. XX a XII a.C.) - desenvolveu-se desde o onício do segundo milênio a.C. e tem esse nome pela importância da cidade de Micenas, de onde, por volta de 1250 a.C., partem Agamemnon, Aquiles e Ulisses para sitiar e conquistar Tróia.

Tempos homéricos (sécs. XII a VIII a.C.) - nesse período tería vivido Homero (século IX ou VIII a.C.); na trasição de um mundo essencialmente rural, os senhores enriquecidos formam a aristocracia proprietária de terras; recrudece o sistema escravista.

Período arcaico (sécs. VIII a VI a.C.) - com o advento das cidades-estados (póleis), ocorrem grandes alterações sociais e políticas, bem como o desenvolvimento do comércio e a expansão da colonização.

Período Clássico (sécs. V e IV a.C.) - apogeu da civilização grega; na política, expressão da democracia ateniense; desenvolvimento das artes, literatura e filosofia; época em que vivem os sofistas e os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles.

Período helenístico (sécs. III e II a.C.) - decadência política, domínio macedônico e conquista da Grécia pelos romanos; culturalmente, significativa influência das civilações.

ARANHA, Maria Lúcia de A. e MARTINS, Maria Helena. Filosofando. 3. ed. rev. São Paulo, Moderna, 2003. p. 79. 

Nesta primeira parte veremos:
3. A Ilíada e a Odisseia;
4. Atenas;
 
Veja, aqui, também um pouco de História da Grécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fugitivos da caverna comentam, aqui: